quarta-feira, 30 de abril de 2008

30 de Abril - Comitan de Dominguez, México

Acordei bem cedo pra ir conhecer Os Lagos de Montebello, mas por obra do acaso estava chovendo muito, muito mesmo. O recepcionista me falou que seria uma perda de tempo ir ate lá em dia chuvoso porque as águas, em vez de ter todas as tonalidades maravilhosas, de verde esmeralda à azul turqueza, se tornam marrom como qualquer outro lago e para isso posso ver todo dia o Lago do Taboão. Conclusão, não fui.

Voltei a dormir e acordei tarde lá pelas quatro. Saí pra comer alguma coisa e fui no mesmo restaurante de sempre, o das chalupas. Pedi duas chalupas de entrada e depois um filet delicioso com creme de mostarda, uma deliciosa refeição, fazia uns dias que não comia alguma coisa tão gostosa. Paguei a conta (130) e fiquei ali lendo meu guia pra ver se descobria algo interessante pra fazer, mas não descobri, pelo menos não na cidade.

Fui pra uma lan e fiquei lá umas três horas, escrevendo e-mails, atualizando o blog, lendo notícias, na verdade fazendo nada. Resolvi que ia voltar pra pousada ler um pouco de um outro livro que tenho, mas na hora que estava cruzando a praça, a Ana me chamou. Ela estava tomando um café em um barzinho em volta da praça. Ela me perguntou se eu queria ir pra casa do Nuca, tomar uma cerveja e conversar um pouco. Falei que sim e fomos. Comprei umas cervejas (40) antes pra não chegar de mãos abanando e enfim fomos.

Chegamos lá por volta das nove da noite e ficamos conversando sobre muitas coisas, nem lembro tudo porque foram muitos assuntos. O Nuca e a namorada, não me lembro o nome dela, me contaram de vários lugares interessantes na Guatemala, porque eles já viajaram bastante e conhecem vários lugares. Contei um pouco dos lugares por onde passei no México, falei que tinha adorado o país, porque realmente o México é lindo e as pessoas são muito prestativas. Tomei uma raspadinha, o Nuca que preparou, ele vende raspadinhas de vez em quando. A Helena chegou era umas onze da noite e alí ficamos até uma da manhã mais ou menos. Pra mim é bem interessante quando acontece algo assim porque você realmente aprende um monte, estava na casa de um mexicano, só com mexicanos, sentindo na pele um pouco da cultura do México, além do que meu espanhol cada dia fica melhor.

Saimos de lá, eu, a Ana e a Helena e fomos caminhando até a porta da casa da Helena pra ela não ir sozinha. Me despedi dela porque provavelmente amanhã não irei vê-la e de lá fomos em direção à casa da Ana. Ela me convidou pra mostrar a cidade, as igrejas todas iluminadas, as praças que eu não conhecia. Fomos até uma catedral gótica que tem em Comitan e sentamos num banco da praça e ficamos conversando até umas três da manhã quando ela falou que tinha que ir pra casa dela, eu fui junto. Na casa dela encontrei a mãe dela, uma senhora muito simpática, mas à princípio um pouco desconfiada com a minha presença, mas no fim me tratou muito bem.

Amanhã com certeza sigo pra Guatemala, está mais do que na hora, aliás passou da hora. Eu tinha planos de ficar no México por apenas dez dias e no fim se passou um mês. Não que tenha sido tempo perdido, pelo contrário, aproveitei muito e não me arrependo de nada. Conheci pessoas e lugares maravilhosos, e tive experiências que me engrandeceram com certeza e que vão me marcar pro resto da vida. Aliás, refletindo a respeito deste país escrevi isto.

"O México é mágico, o povo é caliente e está sempre disposto a ajudar. Sempre alegres e sorrindo, assim eu descreveria seu povo. Aqui, quando algo é bom ou está bem se diz que é RICO, que está RICO. Este deveria ser de fato o significado desta palavra, já que dinheiro não faz ninguém feliz."

MÉXICO, que RICO!!!

Meu beijo e abraço de hoje vai a todas estas pessoas deste lindo país:

- Mexicanos, porque tem qualidades que deveriam ser copiadas por todos os outros povos do mundo.
- Tina, porque sempre que posso tento te agradecer por mais esta oportunidade.

5 comentários:

Cândida Molina disse...

Faremos uma passeata CONTRA A GREVE.Gritaremos palavras de ordem: QUEREMOS SABER TUDO, TUDINHO...Pare com essa preguiça!!! Se cuida!!! Bjssssssssssss...............

Unknown disse...

Falaê Tobias!
So não vou fazer coro com as reclamantes da falta de notícias, porque me deu tempo prá tirar um pouco do atraso...Mas seja breve...
Dias atrás tinha começado meu passeio lá em Cañon del Sumidero, voltei "un poquito" até Chichen Itza, e parei por uns dias.
Voltei à estrada hoje e vi o papo da greve...
Então aproveitei que é feriado, e "viajei" de Cancun até Playa Mamitas.
E me ocorreu que um mapa mexicano ficaria legal no canto do texto, prá gente localizar de onde/prá onde vamos.
Procurei um pouco e concluí que uma aba aberta com o Google Maps vai bem.
Fica a dica prá quem quiser: http://maps.google.com/ , é só entrar na página principal e descer um pouquinho, prá direita.
Grande abraço!!
Marcelo

Cecília Molina disse...

Oi Tobiiii!!! Essa história de greve pra mim é novidade! Na verdade, hj é a primeira vez que eu vejo o seu blog com calma. Já faz umas 3 horas que eu estou vendo, curtindo e sentindo um pouco de tantas emoções e nem vi a metade! Não é por preguiça, mas computador não é o meu forte. Prefiro um livro. Aliás, quando vc publicar o seu, vou curtir muito mesmo. Como sabemos pouco da nossa América morena! Agradeça muito a Deus pela oportunidade, pela saúde, pelo dom infinito da vida. Deus te abençoe. Muitos bjs.

Cintia disse...

Uma desdedepa singela mas significativa do México, heim? Que bom!
Agora, rumo à Guatemala! Toamara que seja tão interessante e bonito quanto o México.
Sabe que nunca soube nada de nada da Guatemala?
Beijos!

Cintia disse...

Meu Deus!!! Uma DESDEDEPA!!! Como assim? Eu queria dizer: uma "despedida"... putz, tô mal, heim? Pressa é fogo!