sábado, 26 de abril de 2008

26 de Abril - San Cristóbal de las Casas, México

Bem, vamos lá. Acordei por volta das duas da tarde e fui comer alguma coisa. Antes tomei um banho e conversei um pouco com as pessoas no albergue. Apesar de minha família ter ido embora ainda existem várias pessoas que conheço que ainda estão no albergue.

Comi uns tacos (45) em uma taqueria perto do albergue e de lá fui caminhando até o Museu de Medicina Maia. Fica um pouco longe do centro, então demorei uma meia hora pra chegar, mas fui olhando um lado da cidade que não conhecia, uma lado mais feio, mais pobre, parecido um pouco com nossas favelas.

Cheguei no lugar, paguei a entrada (30) e fui dar uma olhada. O lugar não é muito grande, mas tem informações preciosas que contam com exatidão o quê o guia nos contou em Chamula. Li tudo o que podia e tirei fotos de bonecas que ilustram as situações, como o parto dos maias e outras coisas. No fim do museu tem um vídeo de uns quinze minutos totalmente explicativo a respeito do procedimento do parto e dos cuidados que se tem que ter com a mãe e o bebê. Na saída existe uma farmácia onde é possível comprar todos os medicamentos maias, todos naturais. Enfim, bem interessante.

Saí de lá e fui dar outra volta pela cidade porque era meu último dia e queria tirar fotos de tudo que era possível. Fui ver todas as igrejas, todas as praças e sentir um pouco da cidade pela óltima vez. Passei na frente de uma lan e resolvi entrar pra escrever um pouco. Fiquei lá umas três horas (40), tomei uma coca e atualizei um pouco do blog, Saí de lá e fui comer que estava com fome de novo, passei em um restaurante e comi uma torta de frango e vegetais (60). Por acaso encontrei no restaurante o Nico, um italiano de Tulum, ficamos alí conversando um pouco, ele estava com uma mexicana que deu umas dicas de Comitan, me despedi e de lá segui pro albergue.

Chegando no albergue não tinha ninguém, uma alma, perguntei pro vigia e ele me falou que todos tinham saído pra balada. Fui tomar um banho e trocar de roupa que ia atrás do pessoal. Quando estava pronto encontrei o Jesus, um mexicando que conheci desde o primeiro dia em San Cristóbal e fomos juntos. Já no primeiro bar encontramos todo mundo do albergue, umas quinze pessoas, foi bem divertido.

O mais legal da noite foi que na mesma balada encontrei os três holandeses de Tulum, os que tinham ido pra Belize. Ficamos todos juntos, até que o pessoal do albergue começou a ir embora. Fomos pra outro bar onde estava tocando uma banda super boa, vários bobs, the doors, santana e até mano chau. O vocalista devia ter uns sessenta anos, e cantava muito, tava bem massa.

Encontramos umas meninas e ficamos com elas na balada até umas cinco da manhã, conversando, dançando e curtindo. Saímos de lá e fomos todos pro zócalo, jogamos conversa fora até umas seis da manhã e fomos cada um pro seu albergue. Estávamos todos em albergues diferentes, então voltei caminhando sozinho e pensando que amanhã de novo nao acordaria cedo suficiente pra seguir viagem.

Pensando sobre o dia de hoje, concluí que faz parte da viagem dias que não se conhecem lugares novos, apenas pessoas. Um dia não me lembro aonde, alguém me disse que os recursos naturais número um de um país são as pessoas, hoje conheci muitas, então tá valendo.

Meu beijo de hoje vai pra uma amiga que to devendo um e-mail faz um tempão, mas logo eu mando:

- Juli, porque ela é uma pessoa muito importante pra mim.
- Tina, porque é mais importante ainda.

6 comentários:

Cintia disse...

Hum, um post quase de só de fotos. Diferente. Mas pra falar a verdade, como eu disse no post anterior, palavras são muito poderosas, quase sem limite. Foto tem seus limites.
Senti falta de suas palavras hoje.
Hoje, beijo com abraço bem apertado!

Cândida Molina disse...

Que bom que vc melhorou!!! Nada pior do que ficar mal longe de casa. As fotos são lindas, e as pessoas místicas.O Rubão tb tem gostado muito. Ele tem insônia, e de madrugada lê sobre sua viagem. se cuida e muitos bjs....

Cintia disse...

Tobi, me sinto obrigada a retificar meu comentário anterios, sobre as fotos.
Bem, ontem eu não tinha percebido que você tinha postado tants fotos, desde o post de Uxmal, nossa! Na verdade eu tinha visto umas 10 ou 12. Daí meu comentário. Agora, a retidicação: acho que as fotos, na verdade, são uma das metades de um todo. Tenho percebido que é muito legal quando você descreve algo e a gente comprova na foto, no mesmo momento. Eu sei que não é sempre que dá, mas quando a gente lê, vê aquilo que você viu. Quando as fotos vêm junto, vemos o que estamos vendo e mais oq ue vc viu, com o acréscimo das sensações que você teve naquele lugar. Hoje, quando percebi que havia tantas fotos novas e comecei a ver cada uma senti necessidade de ler tudo de novo, entende, para ficar completo.
Beijo na bochecha (com picada e tudo)!!

Unknown disse...

Fotos lindíssimas, lugares lindíssimos, amigos lindos também...as fotos do final do dia 24/04 retrata bem a miscigenação de raças...olho várias vezes as fotos e atentamente,os detalhes, principalmente as que tem você...tem umas especiais...e tem algumas que só quando a gente "abre" que você aparece lá no fundo bem pequenininho naquela paisagem fabulosa...muito loko!!!
Fiquei tristinha de constatar as picadas nas fotos!! Coisa de mãe, né...achei linda a que aparece o seu rosto em primeiro plano com a cruz atrás...uma nas cahoeiras em que você também está em primeiro plano...também a foto de Palenque com vocês, lindos, em primeiro plano no alto e as ruínas acinzentadas ao fundo contrastando com o verde escuro da vegetação...e simplesmente ameeeii a foto que as meninas estão te beijando, uma de cada lado...que recordação bacana, né...Deu pra perceber que curto as paisagens mas elas ficam muito mais bonitas se você fizer parte delas...rs..
Enfim...tudo muito legal...muito prazeroso mesmo acompanhar sua viagem por aqui...
Ah!! 1 a zero pro Palmeiras...hehe...

Deus te abençõe...
Beijos meu amor...

Unknown disse...

Muito verdadeiro o comentário sobre as pessoas serem os recursos naturais mais importantes de um país...eu não conhecia...
Filho, não resta dúvida, que além dos lugares que tem visitado, essa viagem tá sendo muita rica pelas novas amizades. Algumas, por mais que você perca o contato, teram deixado seu recado, farão a diferença...li algo que fala sobre isso, vou colocar aqui pra você...

"Cada um que passa em nossa vida passa sozinho...
Porque cada pessoa é única para nós
e nenhuma substitui a outra...
Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só...
Levam um pouco de nós mesmos
e nos deixam um pouco de si mesmas...
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada...
Há os que deixam muito,
mas não há os que não deixam nada...
Esta é a mais bela realidade da vida...
A prova tremenda de que cada um é importante e que ninguém se aproxima do outro por acaso.

Sabe de quem é?
Antoine de Saint-Exupéry

Beijos, meu amor...
É isso aí...constante evolução...

Unknown disse...

nossa!!! que erro brabo!!! leia-se: "terão deixado seu recado"..hehe..