sexta-feira, 11 de abril de 2008

11 de Abril - Tulum, México



Bem, vamos lá, respirem fundo pois o dia de hoje é longo, sei que os últimos dois dias deixaram a desejar, mas o dia de hoje recuperou o tempo perdido, foi cheio de coisas interessantes e vistas maravilhosas. Eu não estou falando de Cozumel, pra decepção de muitos e minha também, eu não fui e nem vou pra Cozumel (pelo menos não agora), mas isto é outra história, vamos falar do dia de hoje que pra mim foi incrível.

Conforme o planejado, ontem eu não saí, fui pra cama mais cedo, pra descansar e acordar cedo pra ir pra Cozumel, queria pegar a balsa das 9 pra estar lá às 10 e aproveitar o dia todo. Acordei as 8 e meia, tomei um banho e fiquei pronto esperando o café, aquele que na verdade é só um copinho de cereal, que começava às 9, deu tudo certo, paguei o último dia (120) e em quinze minutos tava na rua indo pra balsa, seguir o plano.

Coincidência ou não, encontrei uma argentina que tinha ido pra Cozumel na noite anterior e me falou que não havia nada de interessante lá, que era uma perda de tempo se não fosse pra mergulhar, pois a vila não era bonita, que as coisas eram super caras e que à noite não ficava nem um barzinho aberto, tudo morto. O negócio era que os turcos já tinham me falado isso, que Cozumel era só pra mergulho e nada mais, e eles vivem em Playa faz 6 meses, achei melhor acreditar que talvez não fosse o melhor lugar pra ir agora.

Eu entendi tudo, Cozumel não tem muitos hotéis porque as pessoas passam por lá, o próprio guia fala que não há muitas coisas pra fazer, peguei o guia e reli, conta que Cozumel é legal porque é um dos portos onde param os navios que fazem cruzeiros pelo Caribe, de resto realmente só se fala em mergulho, e fala o nome de alguns parques, tipo reservas, mas espera aí, eu podia ir e mergulhar, pensei, então fui ver os preços dos passeios nos lugares que tem no guia, geralmente são os mais em conta, pois o guia é pra viajantes e não pra turistas.

Cheguei no primeiro e me falaram que o passeio de snorkel era 500 e com os tanques era 850, os dois incluem 2 mergulhos em corais, dura umas 4 horas, e você tem direito à comida, sai de Playa del Carmen, mas não para na ilha, só ao redor. Existe também a opção de você pegar a balsa por sua conta que custa 240 ida e volta e alugar os equipamentos em um dos dois parques na ilha que custa 100 a entrada. Lá você acha algum barqueiro que te leva até os corais e os preços são negociáveis, pode ser 200 se for bastante gente ou 400 se forem poucas, achei mó furada, fui na balsa, troquei meu boleto que era de ontem e vendi em 2 minutos pra um casal que iria pra lá.

Na hora que vendi, tive remorso, porque não queria ir embora sem conhecer, mas se for pensar é bem caro, ia gastar uns 700 ou mais, mas resolvi ir em outra loja pra ver se com conversa não rolava mais barato agora que eu já tinha informações. Cheguei lá, o carinha foi muito gente boa, falou que podia fazer mais barato, snorkeling 300 e dive 650, mas que o dia não tava propício porque o mar tava mexido, a visibilidade não é boa e os peixes se escondem. Fiquei chateado porque tinha decidido que ia depois do remorso, mas depois destas informações não tinha como. Aí ele me perguntou o que eu tava fazendo, se eu tinha vindo só pra mergulhar, eu disse que não, contei sobre a viagem, na hora que eu falei Belize, ele deu risada, falou que se eu ia pra Belize, Cozumel era a maior perda de tempo e dinheiro, que eu posso mergulhar em Belize bem mais barato e além do que completou: Belize é a Meca do mergulho, não se arrependa.

Saí da loja um pouco melhor, era 10 e meia da manhã, agora tinha que fazer outra coisa, mais um dia em Playa del Carmen não podia, é muito bonito, mas existem outros lugares, ainda estava pensando em Cozumel, mas Belize vai ser melhor, com certeza vai. Comprei uma coca (10) e sentei pra ler os guias, os folhetinhos, propagandas, todas estas coisas que eu pego em todos lugares e não consigo jogar fora e depois nunca mais uso. Achei que devia seguir pro lugar que eu iria depois de Cozumel, Tulum, ouvi bastante a respeito, mas não tinha lido a respeito, comecei a ler e parecia interessante, era isso, sigo pra Tulum, já estava decidido, nada mudaria mais de idéia. Vamos lá.

Peguei uma van pra Tulum, elas saem com mais frequência que os ônibus e são mais baratas, SE você chorar um pouco. Me cobraram 45 pesos, eu paguei 25, que é o preço que os mexicanos pagam, acho que mais baixo que isso não é possível, elas saem da 20 avenida, com a calle 2, é bem fácil de encontrar, sem problemas. A viagem demorou uns 45 minutos, fui dormindo, eu amo dormir, mas às vezes perco algumas coisas interessantes pelo caminho, mas hoje não teve jeito, meus olhos estavam fechando, eu não pude fazer nada.

Me acordaram porque queriam saber onde eu ia descer, não existem pontos, gritam lá do fundo aonde querem e o motorista pára, você paga e toma seu rumo, é assim, simples e fácil. Falei que queria ir pro Hostel Weary Traveler, tinha lido que era barato e que o ambiente era bom, e de novo, coincidência ou não, eles tinham parado na frente do albergue, não precisei carregar minha mala por 10 metros, que ótimo, to bem protegido aqui, são as energias, tudo tá dando certo.

Fiz o check-in, vai custar 120 por dia, o mesmo que o de Playa, mas aqui tem um café de verdade e um barzinho dentro, onde você pode comprar desde balas até um verdadeiro jantar, mas o melhor é que são com preços realmente justos, pra gente de bolso pequeno, como os mochileiros. As acomodações em si são piores, mas o albergue conta com internet free, e tem condução pra praia de graça também algumas vezes ao dia, acho que tá beleza, só to pensando em ficar hoje mesmo, só um detalhe, se eu quiser posso trabalhar 4 horas pra ficar e comer de graça, ou seja os empregados são mochileiros também, gente de boa.

Mesmo procedimento, arrumei a malinha, coloquei a grande no armário, tranquei e resolvi ir pras ruínas de Tulum, um dos pontos mais interessantes da pequena cidade de só cinco mil habitantes. Comprei uma água (10) no albergue, fica tudo na sua conta, você paga tudo quando for embora, eu acho melhor, mas enfim, tomei um coletivo (10) e me deixaram a 800 metros da entrada, se você for super preguiçoso, você pode tomar um bondinho até a entrada do parque por 15 pesos, mas vamos lá, são só 800 metros, fui andando.

Paguei a entrada (48) do parque e circulei suas muralhas, Tulum era uma cidade portuária, tinha muralhas e postos de guarda, super importante para o comércio marítimo dos Maias, alguns dizem que foi seu porto mais importante durante o período pós-clássico, ninguém sabe ao certo, eu procuro tentar saber de tudo, informações são sempre bem vindas, peguei um mapa do sítio arqueológico e fui pra real entrada, aquela que você não paga e fica embaixo das muralhas que os Maias construíram, a verdadeira entrada do porto de Tulum.

Choque! Já senti isto outra vez em Machu Pichu, seus pêlos se arrepiam, seus olhos lacrimejam, a energia continua alí, depois de anos abandonada, segue poderosa, majestosa, e tem gente que acha que são somente ruínas, eu sei que não, é possível sentir que não são somente ruínas, neste lugares há algo mais, tem que estar lá.

As ruínas de Tulum! Vou tentar, mas o quê falar?Não existem palavras, nem usando todos os idiomas do mundo pra descrever tamanha grandiosidade. Já li muito a respeito de antigas civilizações, é um assunto que me encanta, mas ler, ver e sentir são coisas completamente diferentes. Em Tulum é possível imaginar como foi de fato a cidade, o importante porto, diferente de determinados lugares que devido à falta de preservação só se enxergam pedras e tenta-se visualizar como um dia foi.

As pinturas, esculturas, contruções estão tão preservadas, que caminhando pelas ruas da cidade sente-se o espírito do povo Maia, seus ritos, suas tradições, e quem sabe até dos seus antigos moradores, que continuam ali naquela que um dia foi sua cidade, seu lar. A disposição dos templos, do castelo, das casas é baseado em astronomia, o que mostra o quanto este povo foi inteligente e avançado em seus estudos. Do observatório se enxerga através das sombras que se formam, os solstícios e equinócios, mágico. Isto para auxiliar os antigos habitantes a saberem a hora do plantio e da colheita.

Certos lugares te oferecem vistas maravilhosas, onde é possível ver de seu lado esquerdo a preciosa cidade e do seu lado direito a imensidão do Caribe, terra de Maias, de piratas, e espanhóis, hoje terra de mexicanos, patrimônio cultural mundial, rico. Por outro lado é difícil acreditar como um povo tão grandioso pôde construir uma civilização tão bela como esta e em poucos segundos outro povo não tão grandioso pôde destruí-la, sem mais nem menos.

Tirei muitas fotos, muitas mesmo, apareci em várias também, mas uma em especial, acho que ficou perfeita, subi no alto da muralha e bati uma foto panorâmica, nem sei se podia ou não subir lá, mas não tinha cordinha, então eu fiz isto, a vista é de chorar, imaginem vocês, porque eu já fiz isto lá, como era quando tudo isto era colorido, e não somente cor de pedra. Pois é, eu acredito que o que torna Tulum tão diferente e único é o fato de ter o seu lado o mar, o contraste é muito bonito. Colina, ruína e mar, funcionam junto com tamanha perfeição.

Nadei um pouco na praia do porto de Tulum, e resolvi comer, tinha ficado no parque 4 horas, nem vi o tempo passar, isto é porque leio tudo que é informação e quando não é muito na cara-dura me aproximo de um grupo com guia e ouço todas as informações, eu sei que não é certo, mas não tenho dinheiro pra pagar os guias, é muito caro.

Fui em um restaurante, na Playa Paraiso, fica a uns 20 minutos andando da saída das ruínas, a praia é bem bonita, areia branca, mar azul, mas isto está se tornando meio comum ou é porque você acabou de sair de um lugar tão bonito que a praia se torna no máximo legal. Bom, pra completar meu dia, resolvi comer um belo peixe com camarão, foi meio caro (200), mas um dia perfeito merece um prato perfeito, tomei 2 sucos de laranja pra não estragar a perfeição. Hoje vou dormir em paz, quando faço coisas como estas, sei que dei um passo adiante na contínua evolução que vivemos, rumando de volta à Capela.

Voltei ao albergue, joguei conversa fora, tomei duas cervejas (30) enquanto esperava a bateria da máquina recarregar e vim aqui dividir com vocês este dia que não teve Cozumel, mas teve Tulum, e acredito piamente que as coisas não são por acaso e que ¨as coincidências¨ estão me levando pelo caminho certo. Beijos e Abraços (mas aquele do Insight) para todos!

Só um pensamento sobre o dia. Os homens são mesmo inacreditáveis, até quando continuaremos guerreando por uma mentira, a que não somos todos iguais? Quando perceberemos que todos precisamos uns dos outros e que é possível vivermos em perfeita harmonia? AMOR. PAZ.

Meus beijos de hoje, vão pros meus tios já que ontem mandei pras tias e eles são tão queridos quanto elas:

- Sérgio, Marcelo e Guigo, porque por uma obra do destino se tornaram a referência que um dia perdi.
- Tina, porque ela é a referência maior!

6 comentários:

Unknown disse...

Filho...
Sem palavras!Só emoção!
Incrível, você está se superando...nem vi as fotos que ainda vai colocar, mas não pude esperar pra lhe dizer da riqueza do seu texto, que reflete o seu estado de espírito...Amei!
Deus te abençõe...muita luz...
Te amo.
Um beijo no seu coração...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tobias!!!
tô achando o máximo essa viagem!!!
Que bom que vc tá curtindo e conhecendo lugares.. é uma das melhores coisas da vida..!
Ainda mais na nossa idade! acho que depois a responsabilidade vai pesando cada vez mais, e a vida fica mais pesada.. haha
Aproveite muito e tire bastante fotos!!!
Uma ótima viagem! e vamos preparar aquele churras quando vc voltar!!
beijo, Flávia

Juli disse...

excellent!

Cintia disse...

Tobi
Ontem eu estava com tanto sono que não consegui nem comentar aqui, mas li tudo. Li hoje de novo para o caso de ter deixado passar algo. Só tenho uma coisa a dizer: que bom que você pôde 'sentir' a energia desse lugar. Siceramente, mão sei se todo mundo sente. Talvez seja só para alguns. Mas, seja como for, você sentiu. E isso, talvez seja o melhor de toda essa viagem. É claro que a beleza é um fator importante, interessante. As curiosidades também. Agora, essa enrgia, essa sensação... é algo que não se compartilha com fotos ou com palavras, por mais que se esforce. Isso é único! E está aí, dentro de você, para sempre!
Que Deus ilumine seu caminho,sempre! (seja qual for o seu Deus)
Beijos, muitos beijos!

Unknown disse...

andei meio sumida, eu sei, mas quero comentar em todos os posts, pra vc ver que tenho lido tudo.
energias boas pra vc, tobi.