sábado, 5 de abril de 2008

05 de Abril - Cancun, México

Algumas considerações, descobri o problema das fotos, acontece que minha câmera é muito boa, acho, e a foto de menor qualidade tem quase um mega e meio, por isso demora pra carregar, mas to arrumando as fotos no paint antes de colocar no blog, não vai ser um problema, leva um pouco mais de tempo, mas estou disposto, não se preocupem, no Orkut (FaceBook) vou continuar colocando também, tudo pra sentir o feedback que é maravilhoso, outra coisa, é uma bronca, MAE, não fique pensando que coisas podem dar errado, só de pensar, as energias negativas se aproximam e tornam o ambiente mais fácil pra que elas aconteçam, energias positivas, torcida e realização são sempre bem vindas, lembrem de comentar, que a cada comentário, meu coração vai ate onde você está e volta, é reconfortante.

Hoje acordei mais tarde, ao meio dia, já tinha planejado isso, estava cansado, e descansei, decidi que meu dia não ia ter praia, porque estou ardendo, o sol me castigou, mas é minha culpa, sem protetor isso sempre acontece, meu dia hoje ia ser super cultural, sobre uma coisa que me encanta, que vem me interessando muito nos últimos anos, gastronomia, pra quem não sabe, o México tem uma das cozinhas mais ricas do mundo, e eu estou aqui, então tenho que viver isso também, resolvi tirar o dia à la Anthony Bourdain, pra quem não sabe, ele tem um programa no Discovery Travel and Living, super interessante, vale a pena conferir.

Arrumei minhas coisas, li no meu guia as mil opções que o México te oferece e saí de casa, opções não é comigo, sou indeciso, muita coisa sempre gera problema, mas já tinha a solução em mente, tomei um táxi (25), e a primeira coisa que falei ao motorista, foi a respeito de minha vontade de experimentar a verdadeira comida mexicana, eu converso um monte com os motoristas, é um jeito de conhecer o povo e melhorar meu espanhol, ele me perguntou o que eu queria comer, se queria um restaurante internacional, ou um do pueblo, escolhi o segundo é claro, ele me deixou na porta, agora aventura gastronômica.


O lugar é realmente do povo, chama-se Loncheria El Pocito, quando entrei, todos me olharam, porque estrangeiros não vão lá, mas eu sim, expliquei que queria experimentar tudo, mas que queria em pequenas porções, porque não conseguiria comer tudo, de boa, me trouxeram um pouco de cada, ótimo, os sabores são muito específicos, a pimenta é sempre presente, pedi água porque é o ideal pra limpar o paladar e sentir o gosto de fato, e comecei minha aventura pelos sabores do México.


Me trouxeram 5 tipos:
- La Cochinita Pibil - Com carne seca e cebolas rochas, é saborosa, e a pimenta não é tão forte, gostei, comi, tomei minha água e segui pra proxima.
- Queso Releno - Muito sabor na carne moída com um queijo como recheio, delicioso, mas bem picante, dois goles de água.
- Lomitos - Pra mim o melhor, frango e ovos, é picante também, mas o sabor do ovo quebra um pouco o ardume, amei.
- Releno Negro - Carne seca e ovos com tomate, a primeira mordida é boa, mas depois da segunda faz você chorar, a pimenta é muito forte, o molho também, tomei o copo inteiro de água, pedi outro.
- Escabeche - Depois da experiência com o último achei que não havia como comer algum mais picante, pura ilusão, porco, cebola e pimenta, chorei, meu olho lacrimejou em 1 segundo, pedi mais água, tentei mais uma mordida, mas é forte demais pra mim.


Todos são muito diferentes, cada qual com seu sabor, mas a pimenta está presente em todos e não é pouca, eu gostei, porque gosto de pimenta, mas muitas pessoas não conseguiriam comer nem o primeiro, só pra lembrar, todos vem com seu próprio molho, apimentado é claro. Paguei a conta (85) agradeci e resolvi ir ao Mercado 28, ver as lojas de magia negra.


O mercado é como todos os mercados, você encontra de tudo um pouco, artesanias, comida fresca, salgadinhos, bebidas, roupas e tudo mais, as lojas são interessantes, tem poção pra tudo que é doença, pra mal olhado, e pro amor é claro, quase comprei, as vendedoras são maias e realmente acreditam no poder de suas poções, muita gente não, mas eu acredito que a crença é um artifício poderoso. Dei uma volta, vi lojinhas, procurei meu amuleto, eu tenho alguns, um dia vou ter um santuário na minha casa, com amuletos de todas as crenças do mundo, proteção, nunca é demais.


Sentei tomar uma cerveja (25) pra escrever no meu caderno e pensei, acho que poderia trabalhar de fato em algum canal de gastronomia e viagens, ganhar pra comer tudo e viajar por tudo, talvez seja esta minha verdadeira vocação, unir tudo em uma coisa só, conhecer países, encontrar novas culturas, gastronomia, viver a HISTÓRIA, falar novas línguas e ainda poder fotografar e escrever, acho que seria perfeito, vou correr atrás pois acho que será um desperdício passar minha vida dentro de um sala com ar condicionado trabalhando em um computador.


Passaram-se 2 horas, estava em uma loja de bruxos, pensei numa coisa legal, uma surpresa, em alguns dias todos saberão, mas tenho uma dica, corujas estao voando, elas sempre tem destinos certos, e nunca falham, é isso, resolvi pedir outra cerveja (25) e continuar escrevendo, estava fluindo, adoro quando minha cabeça é bombardeada por pensamentos, alguns deles vou por no final do dia.

Fiquei com fome de novo, é claro, comida mexicana e uma cerveja pra comer, nachos com queso e uma Corona, tipo aperitivo, vendo um jogo do campeonato mexicano, Jaguares contra Cruz Azul, resolvi que ia assistir o jogo inteiro, comecei a conversar com 2 mexicanos da mesa ao lado a respeito de futebol, como nós eles são fanáticos também, ficamos até o fim do jogo, saí um pouco antes porque tinha que escrever pra vocês, pedi a conta (70), paguei, me despedi, me esqueci de tirar fotos, já me arrependi, fazer o que, acontece.


Fui a uma lan escrever no blog, fiquei lá pouco mais de meia hora, porque não pus fotos nem nada, só escrevi, nem abri o msn pra escrita fluir e eu poder ir pra casa porque tinha combinado de sair com o Armando, paguei a net (10) e fui procurar um táxi pra me levar pra casa, achei um a poucos metros de onde estava, perguntei o preço, o mesmo de sempre, paguei (25) e fomos, fomos conversando a respeito de futebol, no México é uma febre como no Brasil, e eles todo o tempo querem falar sobre futebol porque sou brasileiro, sem problema porque também gosto.


Cheguei em casa, as luzes estavam acesas, dei graças a Deus, pois significava que tinha alguém, porém não tinha, fiquei batendo e ninguém me atendia, esperei um pouco e liguei (4) pro Armando, ele que tinha deixado as luzes acesas, teoricamente pra eu saber que ele já tinha voltado pra casa e saído, eu não entendi, mas beleza, ele já tava em um barzinho e voltou pra me buscar, deixei minhas coisas na casa e fomos pra um bar-balada chamado Diabritos, fora é como um bar e dentro rola um dj e tal, mas bem de boa, tava cheio mas não lotado, de boa, assim é melhor.


Fomos eu, o Armando, Cindy e o Jesus, mas lá eles conheciam outras pessoas, sentamos em uma mesa e ficamos batendo papo, todo mundo me bombardeando de perguntas porque eu era a novidade, o diferente, mas tudo tranquilo, algumas cervejas, papo caminhando, conversamos sobre muitas coisas, sobre as diferenças e semelhanças entre nossos países, sobre cerveja, futebol, mulheres, o Jesus é muito gente boa, o Armando nem preciso falar, tem sido ótimo pelo fato de só me conhecer pela net, e a Cindy é peruana, então pudemos conversar sobre minha viagem a Machu Pichu (lembrei do Barrese de novo, boa sorte pro Miguelzinho), ela disse que Chichén-Itzá é mais bonito, e acho que na quarta feira vou estar lá, ótimo, o papo tava bom, mas o Armando falou que tinha que ir embora, era cedo, mas ele trabalha amanhã de manhã, domingo ninguém merece, mas não faz mal, deu pra conhecer um pouco da vida noturna, não que eu esteja satisfeito, eu nunca to, vocês me conhecem. Tem fotos minha com o Jesus, com o Armando (de amarelo) e a Cindy. Só pra não esquecer paguei a minha conta (150) e paguei a do Armando, achei que devia!


Conhecer um país não é desfrutar de seu lugares mais famosos, conhecer um país é tentar entender ele, aprender a língua, mesmo que poucas palavras, é experimentar as comidas, mesmo que não goste, mas ao menos experimentar, é sentir seu povo e sua cultura conversando com seu povo e sentindo seu calor e é também conhecer os lugares mas nem sempre só os famosos, mas todos aqueles que podem te acrescentar algo, digo isso porque não sou um turista, sou um viajante, e entre estes dois existem anos-luz de distância.


Meu beijo de hoje não é um beijo, é uma coisa que talvez só eu entenda:

- Telo, um dia você me disse em um sonho pra não me preocupar e ir vivendo que você sempre estaria comigo, to tentando, acho que to fazendo isso, e acho que to fazendo bem feito, sinto sua presença a cada segundo, tamo junto, saudades.

5 comentários:

Unknown disse...

Amei também...sou suspeita, né...
Acho que o ideal seria que amanhã comesse coisas mais lights...prá evitar um "revertério"...rsrsrs..
O recado do final...sem comentários...mas faltou o meu beijo...
Já te disse isso...adoro ser sua mãe...
Beijos...

Cintia disse...

Adorei, Tobi!
Super legal esse lance da pinenta. E aí, ainda não deu diarréia? :D
Seguinte, seus "escritos" estão melhorando dia a dia... só precisa deixar de comer as letras (:P) mas o teor tá muito legal. É super gostoso de ler e imaginar cada coisas que você descreve.
Ah, agora vou digitar o comentário do post anterior que a vó escreveu, nem sei se vai caber! 0o
Beijo grande!

PS: Não desistir dos sonhos não é só tê-los e guardá-los dentro do peito! É isso que você está fazendo, é correr atrás. E é aí que está a diferença entre o sonho sonhado e o sonho realizado. Continue sonhando, chorando quando precisar e vivendo tudo o que puder!

Unknown disse...

adorei ..
muito legal isso tobi, de dar bastante detalhes de tudo, porque faz a gente se sentir mais 'aí', pelo menos imaginar melhor o que vc ta sentindo e passando
fica bem, um beijo..
lila

Unknown disse...

Fala meu irmao...
Parabens pela iniciativa de, primeiramente, viajar, sozinho, conhecendo e vivendo culturas. Admiro pessoas com essa coragem.
Obrigado por escrever e transmitir sua viagem. Muito legal.
Fica com Deus e que os anjos te protejam. Aproveite.

Unknown disse...

muito legal o dia tobi! gostei da reflexão de não querer passar o dia inteiro na frente de um computador! bem que eu queria que o mundo pudesse ser completamenete diferente do que isso!

Além disso a comida lá devia tar otima em!
vou ir deixando recados nos antigões pra você ver que eu tou tentando ficar em dia!
abraços.