quinta-feira, 17 de abril de 2008

17 de Abril - Mérida, México

Viagens tem partes muito boas, mas também tem partes chatas, entre ontem e hoje me aconteceu algo que não gostei muito, mas acredito que a partir de amanhã vai ser só motivo de risadas, assim espero, porque eu já estou de novo rindo à toa.

Cheguei em Mérida por volta das duas da manhã, e peguei um táxi pra um albergue que tinha no guia, chamado Santa Lucia, nem era tão longe mas preferi ir de táxi (40) porque Mérida é uma cidade com quase um milhão de habitantes, e como brasileiro, sei que cidades grandes sempre tem seus problemas e tendem a ser perigosas na madrugada.

Cheguei, fiz o check-in, paguei o quarto (85) e fui logo dormir, estava super cansado. Minha cama super boa, lençois limpinhos em um quarto de só quatro pessoas, melhor que os outros pensei. E continuaria pensando isso se não tivesse sido atacado durante à noite por uns cem percevejos, sem exagero, bichinhos malditos. Acordei, na verdade nem dormi, e expliquei pro pessoal do albergue o que estava acontecendo, aquele absurdo. Eles fizeram cara de que era a primeira vez e tudo, mas me mudaram de cama na maior boa vontade, e adivinha o quê? Mais percevejos. Conclusão, sete horas da manhã, me mudei de albergue.

Fui pra um chamado Nomadas (92) , este sim é profissional, tá com cara de Weary Traveller, tomara que sim. Dormi até à uma e acordei pra dar uma volta pela cidade pra conhecer Mérida. Antes levei minhas roupas sujas e limpas pra lavar (90), tudo por medo dos percevejos. Enfim passou, agora era hora de aproveitar.

Comecei pela Praça Maior ou Zocalo, como os mexicanos chamam as praças principais, me lembrou muito Cuzco, a arquitetura colonial espanhola me encanta também. Ao redor da praça está o Palácio do Governo do Estado, a Catedral de São Idelfonso, a Case de Montejo, célebre pessoa dos anos 1700, enfim muito interessante, sem contar as belezas da praça.

O bom disso é que é possível conhecer Mérida a pé, e não tenho que gastar dinheiro, só com comidas, por falar nisso meu almoço foi em um restaurante chamado El Trapiche, comi uma torta nortenha e um suco de laranja (40), ambos deliciosos e bem barato. Arquitetura também é algo que me interessa muito e Mérida é um lugar interessantíssimo para se apreciar esta arte.

Casas coloniais, Teatros, Universidades, Igrejas, Praças e as ruas de lajotas, algo semelhante à nossa Minas Gerais, mas a grande diferença e que me agradou muito é que Mérida apesar de seus um milhão de habitantes, não tem arranha-céus, segue uma cidade colonial e preserva suas tradições, muito interessantes.
Pela tarde fui no Museu de Antropologia da Península de Yucatan (40), muito interessante, conta muitas coisas sobres os Maias e suas tradições, seus costumes, agricultura, enfim uma lição completa sobre o povo, se você gosta de ler, o lugar é um prato cheio de informações. De brinde estava sendo realizada uma exposição de fotografias sobre os povos caribenhos. É impressionante como alguns fotógrafos conseguem achar beleza na pobreza, mas acham e fazem bem feito.Vim pra lan e escrevi pra vocês, um monte, arrumei várias coisas, inclusive o dia de ontem, que foi espetacular, fiquei na net por quatro horas (40), e depois caminhei pro albergue. Tinha ficado preocupado, mas Mérida não tem nada da nossa Campinas, não é metrópole apesar de ser grande. Você pode andar na rua pela noite sem o menor medo, pelo contrário, você se sente a vontade, porque todos te comprimentam com Buenas Noches. Antes de chegar, parei em uma barraca e comi uma hamburguesa (40) e estava pronto pra dormir e descansar, mas desta vez sem percevejos.

Só pra lembrar, hoje fui lá na Catedral de São Ildefonso, entrei e observei, ela é majestosa, grande e cheia de belas imagens. Eu meio que me desliguei da Igreja Católica faz um tempo, mas sigo acreditando na Fé, na Oração. E também acho a história de Jesus Cristo muito bonita, muito sofrida, e admiro muito o que ele fez por Seu povo. Acredito que não seja errado fazer o que fiz, porque de fato não sou o que se pode dizer católico, mas ao mesmo tempo carrego um tercinho comigo todo o tempo, com a imagem de Nossa Senhora. Enfim, entrei na Igreja e de coração aberto rezei aqui também, agradecendo por tudo que está acontecendo comigo. As Igrejas são poderosas também, mas sei que Deus é onipresente, ainda assim você sempre se sente bem e seguro dentro de uma Igreja, como se nada de mal pudesse te acontecer ali, isso também tem sua força, basta querer senti-la. Beijos a todos. Fê obrigado pelo terço, está comigo o tempo todo.


Meu beijo de hoje vai pra uma turma, que de maneira nenhuma posso esquecer, pois cresceram comigo, bem, na verdade eu cresci com elas:

- As meninas do INSS (ins), porque tenho um carinho enorme por elas, já que me conhecem desde que eu nasci. Aos homens do INSS também, as meninas do ins é só uma expressão usada em casa!!!
- Tina, apesar de você ser uma menina do ins, te mando outro beijo também.

2 comentários:

Unknown disse...

Tobi...
Embora o fato super desagradável dos percevejos (aliás, acho que eles deveriam ter devolvido o seu dinheiro, afinal você pagou por um serviço que não teve e ainda saiu com a coceirinha que não tinha quando chegou no albergue),esse dia mais tranquilo foi muito interessante, afinal também teve tudo que você curte...história, arquitetura, a cultura local, arte, gastronomia...tá valendo, é claro...post "manero"...
Deus te abençõe...
Beijos...

Anônimo disse...

De novo, tudo muito legal.. =D
só queria te lembrar que to mandando forças daqui..
vo ir dormir agora, vo rezar por voce tobi.

abraço grande!