segunda-feira, 7 de abril de 2008

07 de Abril - Playa del Carmen, México

É isso aí, mais um dia, sigo firme e forte aqui no blog, o dia foi bom, mas vocês vão poder desfrutar disso com os relatos abaixo, sigo pedindo, me ajudem com os parques, sou muito indeciso e a ajuda de vocês é muito bem vinda.

Acordei hoje às nove, mas na verdade era dez, porque ontem eles sairam do horário de verão, ou entraram, nunca sei, o que aconteceu foi que eu perdi uma hora, queria ter saído mais cedo, mas não faz mal, arrumei minhas coisas, to aprendendo, coisas simples que você usa toda hora vão na malinha, e aquelas que porventura vai usar deixa na grande, assim é melhor, pois você tem tudo na mão.

Saí de casa era dez e meia, no horário certo já, peguei um táxi (25) pro terminal de ônibus, e comprei minha passagem (36), o ônibus ia sair em 20 minutos, tinha um tempinho pra fazer algumas coisas, fui trocar meu dinheiro porque só tinha dólares, e passei na frente de um McDonalds, pra que, tava com fome mesmo, entrei e comi 4 lanchinhos e tomei um coca (50), foi bom porque assim já vou alimentado. Voltei pra estação e peguei o ônibus, é como 50 minutos de viagem.

Dentro do ônibus, pela primeira vez senti frio no México, o ar condicionado tava de matar, pus outra blusa pra aliviar e fui assistindo Jimmy Neutron, nunca tinha visto, é legalzinho, o problema é que não vi o final, afinal são só 50 minutos, e já chegamos em Playa del Carmen.

Saí do terminal, já tinha uns albergues em vista, fui no primeiro e já deu tudo certo, chama-se El Palomar, conversei na recepção e acertei por 2 dias (240), vou ficar em um dormitório com 16 camas, 16, é isso mesmo. O lugar é de boa, as roupas de cama são limpinhas e você recebe um armário pra guardar suas coisas, então pus tudo que tinha direito no armário e resolvi ir pra praia, outra coisa, no preço está incluído café da manhã, o que é muito bom. Saí pra rua pra ir ver a praia, mas no calçadão que é a avenida principal, tem muitas lojas, inclusive de coisas estranhas, pra se ter um idéia tirei uma foto com um iguana.

A praia, Playa del Carmen é mágico, 10 anos atrás era só um vilinha de pescadores de onde saía a balsa pra Cozumel, que é uma ilha muito famosa, hoje em dia já está difernte, conta com vários hotéis e com infra-estrutura para o turismo, mas ainda assim continua rústico e isso me atrai. Fui fazer minha caminhada pela praia, tirei fotos, vi o povo, senti o lugar, é realmente muito bonito, o canto esquerdo da praia segue sendo um refúgio de pescadores, onde é possivel ver os peixes que foram pescados e sentir aquele cheiro característico da pesca, sem contar as inúmeras gaivotas que sobrevoam o local à procura de uma fácil refeição.

Não há muito o que fazer aqui, a não ser mergulhos e curtir a praia, como não ia mergulhar, pelo menos não hoje, resolvi sentar em um barzinho e relaxar, pedi uma cerveja (35) e comecei a escrever. Escrevi um monte, sobre muitas coisas, fico impressionado como sozinho determinadas coisas que nunca passaram pela nossa cabeça, vem e vão com uma facilidade só. Foi bom, cada dia penso mais e descubro um pouco mais de mim.

O mar continua azul turquesa, mas aqui é menos, mais calmo, sem tanta agitação, é um lugar pra pessoas que se aposentaram e pra pescadores que amam a vida à beira mar, de onde podem tirar seu sustento sem o agito das grandes cidades. Existem turistas é claro, mas não são muitos, apenas aqueles que se interessam pelo calmo e monótono de uma pequena praia.

Sentado sozinho observando o azul do mar pude perceber como na simplicidade das coisas é possível enxergar o quanto tudo é grandioso, e como as coisas se encaixam perfeitamente. A paisagem, os barulhos, os cheiros, os animais e as pessoas funcionam como um só. Energias que se complementam. Obras de Deus.

Pedi mais uma cerveja (35) e conversei um pouco com um casal que estava do meu lado, as pessoas se admiram pelo fato de eu ser tão novo e estar sozinho, e ao mesmo tempo dão forças pra eu continuar, recebo frases de apoio todo o tempo, mas não acredito que o que estou fazendo seja tão impressionante assim, talvez seja.

Então, arrumei minhas coisas em um canto e meditei, meditei por uma hora, pensei somente nas pessoas e em nada mais. Foi bom, intenso, enviei energias positivas e verdadeiras pra todas elas, inclusive pra algumas que não as mereciam, mas o perdão é sempre necessário. Me sinto bem, pude enxergar elas sendo enviadas e isto é muito poderoso. Espero que vocês tenham sentido elas também. Mãe, minha dor não sinto mais e isto não é obra do acaso, sigo sempre aprendendo.

Saí de lá e voltei a caminhar, brinquei com um cachorro de rua, dei um mergulho no mar, e segui caminhando, encontrei 3 crianças, alegres brincando, quis partilhar daquilo, fui até elas e brinquei um pouco, conversei, sem nada, tão felizes, isso me impressiona, às vezes a gente tem tudo e não consegue ser feliz daquele jeito.

Parei em um bar pra comer (35), tava com fome, sentei sozinho e continuei escrevendo, 3 americanos mais velhos me viram e me disseram pra parar de escrever e tomar um cerveja (20) com eles, não recusei, conversamos um pouco, eles se formaram a 25 anos e resolveram passar as férias juntos, só os 3, sem mulheres e filhos, 2 deles não se viam a mais de 10 anos, tavam ali, como se nada tivesse mudado depois de tanto tempo, espero que comigo e com os meu amigos aconteça o mesmo, prezo muito pela amizade, família de sangue a gente não tem o poder de escolher, mas amigos é uma escolha só sua.

Fiquei ali com eles, uma meia hora conversando, a verdade é que eles estavam bebados, mas felizes, lembrando de coisas de um passado que eu não participei, troquei uma idéia mas me senti deslocado e segui meu rumo, achei que era hora de escrever pra vocês e checar meus e-mails, estava esperando um especial, ele chegou, mas não foi nada demais, fazer o que, quem sabe o próximo.

Fiquei na lan 3 horas, escrevendo, vendo as fotos, e-mails, notícias, quando tudo estava pronto, paguei (30) e resolvi ir pro albergue, tava rolando uma festinha, mas tinha poucas pessoas, bem desanimado, fui tomar um banho pra tirar o melado do corpo e depois dar um rolê na quinta avenida, que é um calçadão onde se encontra tudo.


A quinta avenida é igualzinha a Rua das Pedras de Búzios, desculpe quem não conhece Búzios, mas foi a primeira coisa que me veio à cabeca, cheia de lojinhas vendendo artesanatos, roupas, jóias, de tudo um pouco, restaurantes tambem são muitos, desde aqueles bem simplórios até os chiquérrimos, por isso os preços variam muito, perambulei um pouco e resolvi comer, que estava com fome, parei em uma taqueria, provavelmente esta palavra não existe, mas é onde se vendem todos os tipos de taco possíveis, comprei o mais barato (30), só pra não dormir de barriga vazia, andei mais um pouco e achei os famosos Mariachis, tocando na rua, as pessoas curtem um monte, mas estava cansado e resolvi ir pro albergue, antes passei numa farmácia e comprei uma pasta de dente (40), tava precisando.


Certas coisas a gente tem o poder de controlar, outras não, e é isto que nos faz sentir tão humano. Por mais que eu queira mesmo que por um segundo esquecê-las, isto é impossível. Já é parte de mim. Certas pessoas são especiais demais! Sigo sonhando com você.

¨Vou aliviar a dor e não perder
As crianças de vista
FAMÍLIA
Não precisa ter conta sanguínea
É preciso ter sempre um pouco mais de SINTONIA¨

Meu beijo e abraço de hoje vão pra pessoas que apesar de não terem meu sangue sempre foram famíla:

- Guilherme, porque é e sempre será como um irmão mais velho.
- Tadeu, porque não preciso falar nada, ele faz parte da minha família de fato.
- Amanda, a caçula que cresceu e que hoje é parceira.
- Tina, mãe de todos.

4 comentários:

GLÁUCIA MARIA GUIMARÃES QUADROS disse...

Oi Tobias, e aí, Cancun é um paraiso na terra né, espere até você conhecer Chitchin Itza (não lembro se é assim que escreve correto), mas qdo vc subir a pirâmide vc vai entender!
O azul das praias são de mais não são? Aproveite bem.
bjs,
Ana Elisa

PS: o blog que esta assinando é da minha irmã, vc não a conhece.

Unknown disse...

Grande Tobias... Tá se revelando um grande escritor hein? Muito massa poder compartilhar das tuas experiências... Siga escrevendo meu brother! To torcendo pelo seu sucesso aí!

Abraço!

Cintia disse...

Já sei!!!
Escreva um livro!!
Com a grana vc continua viajando!
:D Tô adorando, Tobi. Que pena que não vai ter sempre um computador disponível, já que agora você vai ficar em albergues.
Mas vou entrar aqui todo dia... quem sabe?!
Beijo grande!
PS: A felicidade de ler as suas palavras e perceber seu crescimento em cada passo de sua jornada é inominável, difícil até de definir. Torço pra seu caminho ser sempre iluminado!

Unknown disse...

Cada vez mais 'poético'.. =)
adorei a foto com as crianças.
Energias boas pra você, Tobias.
Beijo gde