terça-feira, 29 de abril de 2008

29 de Abril - El Chiflon, México

Hoje o dia foi lindo, visitei um lugar que nem sei por onde começar. Vou tentar descrever da melhor maneira possível e colocar bastante fotos, mas mesmo assim é difícil, porque mesmo estando lá, parece de mentira. Outra coisa, é engracado, depois de visitar lugares lindos e colocar fotos lindas, o dia mais comentado do blog foi o dia de hoje e só por causa de uma palavra. GREVE. Isso é estranho, mas tudo bem, vou continuar escrevendo porque sei que não é justo com certas pessoas, mas como é incrível o poder de uma só palavra.

Acordei e já tinha meu dia em mente, iría para um Parque que se chama El Chiflon, conhecido por suas lindas cachoeiras e por seu rio de cor azul turqueza. Comi umas chalupas (40) e tomei um suco de laranja só pra não ir de barriga vazia e estava pronto. Tomei um táxi (20) pro lugar de onde saem os coletivos pro parque, paguei (32) e fui conhecer um lugar que, pelas fotos ia ser um dos pontos altos da viagem toda.

O percurso é de mais ou menos quarenta minutos, por uma estrada que não é muito boa, mas em compensação a vista é bem bonita e você não sente a viagem. Cheguei no parque por volta de uma da tarde. O coletivo não deixa você exatamente no parque, deixa você na beira da estrada, aí você tem duas opções, ou vai caminhando, uns dois quilômetros, ou pega um tuc-tuc. Resolvi pegar um tuc-tuc (10), uma espécie de moto-taxi, porque não queria perder mais tempo.

Cheguei na entrada do Parque e tive que pagar dez pesos, o que na verdade é uma mixaria, porque o parque tem uma infra-estrutura super boa, com restaurantes, bares, vestiários, churrasqueiras e se você quiser cabanas pra passar a noite, mas tem que pagar um adicional. Não sei quanto, mas não deve ser muito caro. Agora tinha chegado a hora de descobrir El Chiflon.

Logo na hora que entrei e que vi a cor do rio, as pedras o lugar todo, lembrei da Fantástica Fábrica de Chocolate com seu rio de chocolate. Aqui o rio não é de chocolate, mas talvez de um caldo ou doce de Aniz. O azul é tão azul que parece artíficial. Eu realmente não sabia que existiam rios com a água daquela cor, mágico. Logo na entrada você tem que tomar uma decisão, se vai subir pela margem esquerda ou direita, porque depois de um ponto não é mais possível atravessar, talvez alguns pontos a nado, mas bem no começo.

Segui pela direita porque me disseram que era melhor, e eu entenderia porquê. A trilha é de dois quilômetros, mas não é bem uma trilha, porque foi toda cimentada, colocaram escadas, então é bem fácil. Sem contar que no meio do trajeto tem dois bares e banheiro pros preguiçosos sentarem e descansarem. A trilha deve ser feita, porque no final dela, você ganha o prêmio de ser lavado por uma cachoeira de cento e vinte metros, mas isso é no final, e ainda estou no começo.

Eu não sei bem a diferença entre cascata e cachoeira, mas em espanhol só existe uma palavra, cascada. Pra mim não faz diferença, porque eu gosto na verdade é de estar lá, embaixo de toda aquela água, pra realmente lavar a alma. Mas enfim, este parque é conhecido por suas inúmeras cascadas que você vai vendo ao longo de todo trajeto, sem contar que existem mirantes que te oferecem vistas maravilhosas. Cachoeiras exercem um fascínio sobre mim, não sei se isso acontece com todos, mas me sinto bem quando estou com elas, ou nelas.

Comecei o trajeto e não parei de tirar fotos do rio de aniz, porque ainda não estava acreditando que fosse de verdade. Após uns quinhentos metros a primeira surpresa, a Cascada Suspiro, bem Fantástica Fábrica de Chocolate este nome, né. Ela é linda, com seus vinte cinco metros de altura e aquele monte de água fazendo aquela espuma branca e logo se convertendo em uma piscina azul, é uma experiencia agradável. Segui meu ritual, dei um mergulho, agradeci por tudo e segui meu caminho.

Parei em um mirante porque vi bem longe a última cascada, ela era gigante, tirei umas fotos e resolvi só pensar nela na hora em que eu estivesse lá, aos seus pés. Mais uns quinhentos metros e a segunda, Cascada Ala de Anjo. Maior que a primeira e linda também, são na verdade diferentes, como com as ruínas, não acredito que seja uma boa coisa fazer comparações, então só tenho isso a dizer. A segunda cascada tem seu encanto também, talvez as fotos ajudem, mas não sei o quê dizer. Após dar um mergulho segui pra última, a mais linda cachoeira que eu já vi.

Vielo de Novia. Cento e vinte metros de queda, e uma lagoa gigante e azul se forma aos seus pés. O lado direito da margem é melhor, só nesta hora percebi o porquê. Existe um mirante, que fica exatamente de frente pra ela, onde há uns cem metros da cachoeira, é possível sentir aquele vapor de água te encharcando. Fica difícil de tirar fotos, porque a minha câmera não é à prova de água, mas eu estive lá e isto basta. Foi ali que passei uma hora de meu dia olhando, ora a cascada, ora o rio, tentando entender como aquela combinação era possível. Após cinco minutos já estava totalmente encharcado, mas nem me preocupei. Queria sentir aquilo, estava sentindo aquilo, e foi bom.

Foi ali perto que encontrei três mexicanos que foram minhas companhias até o final do dia. Dois rapazes e uma mulher da idade da minha mãe. Conversamos bastante, eles me contaram várias coisas sobre o México, eu fiz minha parte e contei do Brasil. Mexicanos e brasileiros se entendem, apesar de não sermos vizinhos, nem nada, acredito que nossos povos são bem parecidos. Comemos uns sanduíches de presunto e queijo que eles tinham e resolvemos voltar pro início do parque.

Paramos em uma parte que todos nadam e dei meu último mergulho e quase pude sentir o gosto de aniz. Tirei umas fotos com o pessoal, trocamos e-mails e depois tomei meu rumo de volta pra Comitan. Desta vez fui caminhando até a beira da estrada até que passou o coletivo (30) que me levou de novo pra cidade.

Tomei um banho na pousada e saí pra escrever um pouco na net. Tomei uma coca (10) enquanto atualizava o blog, mas fiquei só uns trinta minutos porque tinha combinado de sair com a Ana e a Helena. Liguei pra ela e ela disse que estava em um café, fui até lá para encontrá-las. Elas me perguntaram se eu queria passar na casa de uma amigo delas antes de ir pro barzinho que o Pedro trabalha, eu disse que sim, claro.

Fomos na casa de um rapaz que se chama Paco, ou Nuca, ficamos lá conversando um bom tempo e quase perdemos a hora. Este Paco é bem gente boa, é um pouco mais velho e tem coisas interessantes pra contar porque já viajou muito. Saímos de lá e tomamos um táxi (20) pro barzinho, que é bem interessante e arrumado, mas só tinha a gente.

O Pedro praticamente ficou na nossa mesa apesar de estar trabalhando. Tomamos umas cervejas, comemos uns aperitivos e eu comi uma batata recheada. Ficamos conversando até umas duas da manhã, sobre tudo. A Ana me contou umas coisas da vida dela, a Helena também, eu contei um pouco da minha, e assim passamos a noite. Despedimos do Pedro e tomamos outro táxi (20) pra casa. O motorita deixou primeiro as meninas e por último eu. Estava cansado, agora era a hora de descansar. Amanhã tenho outro longo dia pela frente, vou pros Lagos de Montebello.

Após longos dias encontrei a paz em um lugar de novo. Era ali que eu deveria pensar em tudo que tenho passado, agradecer por isso. Sabe, sinto muito falta de não estar em casa, com minha família, com meus amigos, com minha Mãe, mas algumas coisas você tem que fazer por você mesmo. Fico pensando no quanto sou privilegiado por estar conhecendo tantos lugares lindos e tantas pessoas novas. Penso na diferença entre as vontades das pessoas. Algumas preferem passar a vida toda no lugar em que nasceram, sem conhecer outros lugares. Outras como eu querem tudo, menos isso. O mundo está aí e quero desbravá-lo, pouco a pouco, tenho muito tempo para isso e mais importante, tenho pessoas que me apoiam e fazem o possível pra eu viver meus sonhos. E nestas horas que penso e repito o quanto sou privilegiado, estar aqui é resultado de uma séria de pequenas coisas que eu não poderia fazer sozinho, por isso agradeço sempre pelas pessoas que tenho a minha volta. Devagar estou aprendendo que precisamos sempre um dos outros, e devagar estou percebendo esta evolução que se passa dentro de mim. O quão mesquinho já fui, o quão egoísta já fui, mas graças a esta família sei que este é o propósito de nossa estada aqui, viver, aprender, evoluir.

Meu beijo de hoje vai em agradecimento a todos vocês:

- Famíla Leme, mestres e alunos.
- Família Molina, mestres e alunos.
- Tina e Telo, nem sei o quê dizer.

13 comentários:

Unknown disse...

Aaaaaah , como assiiiim !
como assim em grevee ! :(
agoora que acabaram minhas provas Tobi! nem tava dando tempo de vir aqui..
então ve se posta :(
beijão!

Cintia disse...

Muito justo com esse povo lerdo que não vem ou que vem e não comenta!

Mas muuuuuito injusto com quem vem todo dia, comenta e fica esperando o próximo post!

Ai ai ai, viu? Pena... (agradecimentos ao Arthur, essa fala é dele)

Unknown disse...

Ah...sou até a favor de greve, mas quero ver o dia incrível, o lugar incrível, entre outras coisas, né...
Não sei não se acho justo...
As pessoas são preguiçosas mesmo, mas azar delas...
Escreve sim, vá...
Enfim, não deixe de aproveitar nada pra ficar enfurnado numa lan, mas dá um jeitinho, né...

Beijos lindo...
Muita luz...

Cintia disse...

Ai, que lindo o cartão postal, Tobi!

Adorei, mesmo! (Ainda mais que tm recadinho pra mim nele.)

Foi um carinho muito legal, viu?
Beijo enorme!

Cintia disse...

Tem recado pra você lá no Brejo!
Beijo

Amandinha disse...

Que injustooo com quem acompanhaa!!!!



ps: to morrendo de saudades

Amandinha disse...

Tobi não deixe de escrever gostamos muito de entrar sem obrigação, pra ler,ver as fotos,admirar... curtir mesmo. Damos risadas, as conversas vão longe e voce sempre esta nelas. Voce esta nos nossos corações e mentes.Continue nos alimentando com essa riqueza, nós agradecemos.
Voce recebe muitos beijos, entâo mando muitos abraços.


ps:Tadeu,Gui,Tadeuz. mandam abraços

Amandinha disse...

Tobi não deixe de escrever gostamos muito de entrar sem obrigação, pra ler,ver as fotos,admirar... curtir mesmo. Damos risadas, as conversas vão longe e voce sempre esta nelas. Voce esta nos nossos corações e mentes.Continue nos alimentando com essa riqueza, nós agradecemos.
Voce recebe muitos beijos, entâo mando muitos abraços.


ps:Tadeu,Gui,Tadeuz. mandam abraços

Unknown disse...

oooo Tobias.. volta a postar rapá!

fiquei uns dias sem ver aqui.. tá mto corrida a facul.. vários trabalhos, provas.. mas pode deixar que vou comentar mais vezes!

eu queria mesmo era tá viajando q nem vc!

UahuHUAhUAHUAHUAhUAhUHA!!!


um abraço brother! se cuida!


ps. uma notícia ruim pra vc.. ontem pelas oitavas da copa do brasil:
sport 4 X 1 palmeiras

mas no domingo.. o paulistão é nosso!!!

Unknown disse...

Meu amor...
Já te disse isso, mas vou repetir, quanto orgulho fazer parte dessa história...também me sinto privilegiada...
E maior do que o orgulho de mãe, é a realização que sinto por você, pelos benefícios que vai conseguir na vida pelo pessoa que você é ...que ta se tornando...

Muita luz no seu caminho, meu príncipe...
Te amo.

Cintia disse...

Tobi

Agora, com o post todo escrito, (sem o negócio da greve), preciso comentar de novo, afinal, como integrante da família Leme, preciso agradecer pelo beijo.
Além disso, queria te dizer (de novo, eu sei), como é "assistir" sua evolução pessoal e espiritual.

Um beijo bem grande (e um abraço daquele que eu tenho que subir no degrau da escadinha da sala, pra poder te alcançar) :D

Cintia disse...

Ai, ai... esse negócio de post em etapas é duro! Comentei só com o tírulo e uma frase, depois comentei com o texto. E agora, sou obrigada a comentar sobre as fotos, seria um absurdo não fazer isso.

Que lugar PARADISÍACO!!! Como você mesmo disse no começo do post, o quanto seria difícil descrever o lugar... uma foto mostra um lugar mais bonito que o outro!

E você, menino!! Tá tão bonito!
Saudades, viu?
Beijos!

Unknown disse...

Tobi...
Que benção divina poder estar nesse lugar, interagir com essa natureza exuberante!! E você teve a humildade de reletir sobre si mesmo...
Lindo mesmo, filho...lindo o lugar, lindo você...por fora e por dentro...
Muitos beijos...
Que Deus continue iluminando seu caminho...