quinta-feira, 1 de maio de 2008

01 de Maio - Quetzaltenango (Xela), Guatemala

Dia de partir, e desta vez não de uma cidade, de um país. Tava na hora, não via a hora de mudar um pouco de ares e conhecer um lugar diferente. Guatemala, terra de vulcões e densas florestas, reduto da maior cidade Maia de todos os tempos e berço da capital mais antiga de toda América Central. Acredito que vou passar bons momentos por aqui.

Acordei, tomei um banho e arrumei minhas coisas. Tudo muito rápido porque já estava tudo meio que em ordem. Fiquei de ligar pra Ana pra me despedir e agradecer, afinal ela foi muito gente boa comigo, me apresentando seus amigos e a cidade. Fiz o check-out e pedi pra deixar as malas na pousada pra pegar depois, não queria ficar carregando elas à toa.

Liguei pra Ana e combinamos de tomar um café em um barzinho alí da praça, ela chegou uns cinco minutos depois. Ficamos alí conversando um pouco, ela me explicando que ônibus eu deveria tomar, o quê deveria fazer pra cruzar a fronteira, enfim me dando mais dicas. Pedi um lanche e uma coca (60) porque estava de barriga vazia e não queria viajar sem comer nada. Era umas duas da tarde quando parei um táxi (20) pra me levar pro terminal, passei na pousada pra pegar minhas coisas, e estava pronto pra ir embora.

A Ana foi comigo até o terminal, me disse que eu tinha que comprar a passagem pra Ciudad Cuauhtémoc que era a cidade da fronteira. Fui ate o guichê e comprei (30). Me despedi dela pela última vez, agradeci por tudo e fui embora. Depois de duas hora estava na fronteira, passei na imigração mexicana e carimbei minha saída do México. Tomei um táxi (10) até o lado guatemalteco da fronteira, a cidade de La Mesilla, e lá conheci um pedaço do inferno.

As ruas são lotadas de tudo. Pessoas, animais, barracas, carros, entulhos, tudo sem a menor organização, umas pessoas mal encaradas, fiquei meio com medo. Olhava para os lados e não via nenhum outro mochileiro. Todo mundo me parando pra tentar vender alguma coisa, gente me abordando pra vender e comprar doláres. Enfim um bolo de pessoas me envolvendo, sei lá, mas você fica meio nervoso de que alguma coisa possa te acontecer, mas não aconteceu nada. Estou acompanhado de Deus e energias positivas, isto me protege.

Fui na imigração da Guatemala, paguei a taxa (10) e carimbei meu passaporte, agora podia seguir viagem Guatemala adentro. Peguei um tuc-tuc (2) até o terminal de ônibus pra seguir pra cidade de Quetzaltenango. O terminal, na verdade, é um terreno baldio onde estão estacionados os chicken bus que fazem as viagens intercidades na Guatemala. Os chicken bus são, na verdade, aqueles ônibus escolares americanos que foram aposentados nos EUA porque não estavam mais em condições de uso, mas aqui, estão prontos pra te levar pra onde você quiser. Comprei uma água (10) porque a viagem apesar de ser de apenas cento e setenta quilômetros leva quatro horas e não queria passar sêde.

Paguei minha passagem (40) e subi no ônibus. Aí é uma aventura, você não sabe o que é mais emocionante, se é a velocidade que o motorista dirige, se é a condição do ônibus ou se é a estrada que não te oferece nem a possibilidade de dirigir na velocidade que estão dirigindo e muito menos a condição pra um ônibus daquele estado trafegar com cinquenta pessoas. Deu tudo certo, na verdade quase tudo certo, bebi tanta água que fiquei com vontade de ir ao banheiro, o quê não era possível e tornou as últimas duas horas de viagem torturantes, mas cheguei vivo e isso que importa.

Apesar dos poréns, o trajeto é muito bonito, em meio a montanhas e estradas que sobem e descem ziguezagueando como as serras do litoral paulista, oferecem vistas maravilhosas. Pra presentear no final da viagem é possivel vizualizar ao fundo os vulcões que rodeiam a cidade, vou subir alguns com certeza. Quando cheguei de fato no centro da cidade começou uma chuva torrencial, eu tinha o endereço do albergue mas não tinha um táxi pra me levar ate lá. Fiquei esperando uns cinco minutos o primeiro táxi, mas aí eu já estava todo molhado, mas tudo bem, imprevistos devem ser considerados. Fui conversando com o motorista a respeito do tempo, ele disse que amanhã não vai chover, tomara. Enfim chegamos até a porta do albergue, paguei o táxi (30) e entrei. Black Cat Hostel!

O albergue (55) é realmente muito legal, tem um barzinho logo na entrada com preços econômicos, uma sala de tv e mil dvds de filmes, e dizem que um ótimo café-da-manhã. Os quartos são bem legais também, grandes, novos e com roupas de cama bem limpas, enfim bem bom. Fui fazer o check-in e bem nesta hora acabou a força. Eu estava muito cansado, queria tomar um banho e dormir, mas sem luz não era possível de achar nada na minha mala. Tirei a jequeta que tava molhada, deitei no quentinho dos cobertores e dormi. Depois de um longo e duro dia poderia dormir e sonhar com os anjos, ou com o anjo que ainda aparece todas as noites nos meus sonhos.

Meu beijo de hoje vai pra este grupo que cada vez mais mostra seu poder, este mês é de vocês:

- Mulheres, porque só ao meu redor existem muitas que devem ser sempre respeitadas e admiradas.
- Tina, que é a mulher mais importande do mundo.

2 comentários:

Cintia disse...

Hum, até imagino esse ônibus. Jura que chama "chicken bus"? Me lembro que vi num filme um desses, e tinha até galinha mesmo! Que divertido!
Olha, andei pesquisando previsão do tempo aí na Guatemala (Xela), então é assim:
- hoje ainda, de madrugada... "Aguaceiros de chuva" :D
- amanhã, domingo: Chuva e possibilidade de trovoada
- segunda: Chuva fraca

Pelo jeito vai melhorar devagarinho. Em todo caso, olha lá:
http://freemeteo.com/default.asp?pid=23&gid=3590979&la=18

Se aqueça bastante pois parece que vai esfriar um pouquinho (provavelmente já esfriou).

Beijão (torcendo por vc)!

Unknown disse...

Que bom esse relaxamento da greve..hehe..mas ainda faltam as fotos, né...
Nossa, que trash essa travessia de fronteira!! Mas graças à Deus deu tudo certo...agora é so passar a chuva e aproveitar...
Sabe, to super dividida...porque ao mesmo tempo que quero fazer contagem regressiva pra sua chegada,fico pensando que por outro lado, vai chegar ao fim essa viagem tão maravilhosa que te acrescentou tanto coisa...

Te amo!!!
Fique bem, querido...
Beijos no seu coração...

Ps. Melhorou do mal estar?
Amanhã tem Palmeiras!! e com certeza, vai dar Palmeiras!!!