sexta-feira, 9 de maio de 2008

09 de Maio - Antigua, Guatemala

Bem vamos lá, em dia depois de balada, faço passeios só no periodo da tarde, porque dormir é uma coisa necessária. Apesar de ter acordado às onze pra tomar o café, só saí do albergue umas duas da tarde, porque arrumei todas minhas coisas no quarto, separei minha roupa pra lavar e li umas notícias na internet. Mas depois de tudo isso, estava pronto.

Antigua é uma cidade pequena, então é possível ver todos os seus pontos de interesse, caminhando. Eu gosto de cidades assim, pois caminhando você encontra lugares que não estão nos guias e vê cenas inusitadas e os costumes da população local. Se você olhar ao redor de Antigua é possível ver os vulcões que a rodeiam, Agua, Acatenango e Fuego, este último sempre com fumaça no seu cume.

Caminhei por quase toda a cidade e vi muitos locais e construções interessantes. Antigua foi a capital da colônia espanhola que se estendia desde Chiapas no México até a Costa Rica e por isso tem construções grandiosas, ou melhor, restos delas. Um terrível terremoto arrasou a cidade em 1773, e boa parte das grandes construções foram destruídas, todas se encontram em processo de restauração, mas acredito que algumas serão para sempre só ruínas. Por causa deste terremoto e da destruição da cidade, que a capital foi mudada de Antigua pra Ciudad de Guatemala.

Então, comecei meu passeio pela praça central, toda cidade colonial tem a sua e sempre é rodeada de construções bonitas, no caso de Antigua, construções bonitas cheias de cicatrizes, ou ruínas de construções bonitas. São muitas igrejas e muitos conventos por toda a cidade, em todos é possível visualizar alguns dos estragos causados pelos terremotos, mas principalmente pelo de 1773.

Fui a todos os lugares, só não consegui ir à duas ruinas, as maiores, que ficam um pouco mais distantes e que só abrem até às cinco. Estas duas ruínas tem que pagar, diferente de todas as que vi, que estão espalhadas por toda a cidade, basta caminhar pra que em cada esquina encontre construções tricentenárias, ou mais velhas que isso. Antigua é uma cidade muito interessante e por isso cheia de turistas, de todas as idades e nacionalidades também. Andando pelas ruas é tão normal encontrar "gringos" como os habitantes locais.

Exite um arco amarelo, sobre uma avenida que de um ângulo propício é possível tirar uma foto com um dos vulcões dentro do arco, mas não para mim, ou porque minha câmera não é das melhores ou porque era fim de tarde e estava nublado, o importante é que eu vi. Restaurantes e bares estão por toda a cidade, de todos os preços e de todas as partes do mundo. Amanhã vou procurar um restaurante guatemalteco pra comer umas comidas daqui.

Quando já estava escuro, resolvi ir a um restaurante pra comer alguma coisa porque estava faminto. Fui em um que tem no guia e pedi pavão com arroz e vegetais (70). Nunca tinha comido pavão, mas é gostoso também, tem um gosto mais forte, e vem com brócolis, couve-flor e cenoura. Muito bom, estava alimentado a era hora de voltar pro albergue.

O albergue estava animado de novo, mas ja tinha decidido que não ia sair. Fui em uma lan (20) e atualizei algumas coisas do blog, tava bem atrasado, mas adiantei uns dias. O lugar fechava cedo, então me mandaram embora. Sem querer, passei na frente de um café que exibe filmes, só é necessário consumir alguma coisa lá dentro pra poder assistir o filme. Aliás, existem inúmeros cafés como este em Antigua, é só se informar, ou dar uma volta em uma quadra que vai achar uns três. Entrei e assisti Clube da Luta, já tinha visto, mas não lembrava muito do filme, foi bom rever. Comprei uma tábua de queijos e carnes (50) pra ir beslicando durante o filme. Vinha vários queijos e salame, rosbife, presunto, peito de peru. Valeu.

Voltei pro albergue e tudo estava calmo, as pessoas já tinham saído pra balada. Fui pro meu quarto pra dormir, porque amanhã tenho que ver as ruínas que faltam e um museu que apresenta umas coisas da época colonial.

Meu beijo de hoje vai pros meus avós, porque lembro que mandei só uma vez e faz tanto tempo:

- Fanny e Rogélio.
- Neuza e João.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu tinha comentado,nurdo!!
Te amo...
Bjs

Cintia disse...

Dia calmo, passeios tranquilos!
Descanso merecido já que está pretendendo visitar o vulcão, né? Não deve ser fácil a subida, no meio de todo aquele calor e cinzas!
Beijo!

Unknown disse...

To muito curiosa pra ver suas fotos de Antigua...gostei muito da sua descrição...das ruínas a cada esquina...cicatrizes...você coloca tudo de maneira poética...
Ah...e continue colocando fotos dos sabores...
Beijos, lindo...
Deus te abençõe...