segunda-feira, 5 de maio de 2008

05 de Maio - San Pedro la Laguna, Guatemala

Acordei por volta das dez e fui tomar o café. Pedi um omelete recheado, mas vocês não tem idéia do tamanho, gigantesco. Fiz o maior esforço do mundo pra comer tudo, mas consegui. Estava preparado pra seguir viagem com os meninos e com duas americanas que também iríam.

Fui no banco pra trocar meus travellers porque não tinha mais dinheiro e tinha que pagar a conta do albergue. Fiz tudo isso voando porque os meninos tavam só me esperando. Voltei, arrumei minhas coisas, tomei uma chuveirada com todo mundo me xingando, me apressando e fui fazer o check-out. Paguei a conta (385) e comprei uma coca (8) pra ir tomando.

Pegamos um ônibus circular (1) até o terminal Minerva e chegamos em cima da hora, por minha causa, mas deu tudo certo. Duas horas de Chicken Bus (20) até o Lago Atitlan e muita conversa no ônibus. Por isso que é melhor ter companhia, a viagem não é tão chata e o tempo passa mais rápido. Chegamos no lago e nos separamos. O holandês e um dos israelitas resolveram que iam mais tarde pra outra vila que se chama San Marcos la Laguna. A gente, eu, Amit, Rogen, e as duas amerinacas fomos pra San Pedro la Laguna. Tomamos o barco (20) em Panajachel e após quarenta minutos estavamos em San Pedro.

A vista e a viagem de barco é muito bonita, principalmente quando você vai chegando mais perto e do meio das névoas começam a surgir os vulcões. A combinação lago, vulcão e pequenas vilas faz o lugar se tornar único. As fotos ajudam a entender um pouco da beleza do lugar, mas estar ali nao tem preço. É um lugar realmente especial, pelo menos pra mim que não tenho experiência com vulcões.

Quando chegamos, dei uma olhada no meu guia e achei três albergues que me pareciam interessantes. Acontece que os dois israelitas são judeus e depois fui descobrir que existe um monte de estabelecimentos judeus em San Pedro, e eles preferem ficar em lugares de seu próprio povo, da sua gente. É uma coisa interessante, pois desta forma estão sempre se ajudando. Caminhamos por todo San Pedro, indo só em albergues judeus, mas estavam todos cheios e depois de uma hora achamos um lugar. As americanas não tiveram a mesma paciência que eu e logo se hospedaram em um lugar. Eu fiquei com eles e pegamos um quarto com três camas pra nós, muito bom inclusive e judeu, é claro.

Fomos almoçar, e logo encontramos três meninas, judias também, que estavam antes em Xela. Fomos todos juntos e comecei a perceber que em todos os lugares existem pessoas conversando em hebraico, menus em hebraico e placas também. Perguntei pra eles porque tantos judeus iam à San Pedro. Eles me disseram que como há muitos estabelecimentos deles lá, isto atrai muitos outros. Pra mim é uma experiência nova, porque além de eles falarem uma língua que não entendo nada, eles tem outro alfabeto, que se escreve da direita pra esquerda, e outro calendário, pra eles não estamos em 2008, estamos em 60.

Comi um frango com creme de champignon (50) e depois ficamos no restaurante um bom tempo tomando cervejas (50) e comendo aperitivos. Aprendi algumas palavras em hebraico e várias coisas a respeito da religião. É interessante como todas as outras, várias coisas eu já sabia, algumas não, então aprendi várias coisas.

San Pedro, é também, um lugar onde as pessoas vão pra relaxar, existem várias casas de massagem e uns bares muito interessantes, onde não existem mesas, é só um tapete com inúmeras almofadas e as pessoas sentam no chão e gastam horas conversando e comendo. Eu adoro lugares como este, pessoas tranquilas, ambiente alternativo, rústico. Me lembrou o Galpão Busca Vida, que saudade.

Voltamos pro albergue depois de ficar umas seis horas no restaurante, comendo, bebendo e conversando. Os meninos foram diretos pra cama, eu fui em um barzinho (50) ali perto e fiquei assistindo um filme, Crash, com outros israelitas que encontrei lá. Voltei pro albergue e fui dormir, amanhã vou ver como é o amanhecer no lago, já combinei com os dois.


Ai, ai, ai ... se vocês vissem esse lugar com os próprios olhos ... ai, ai, ai ...

¨Um lago, três vulcões e uma vila,
Um menino, seus sonhos e uma vida.¨

Amo vocês!!!


Meu beijo de hoje vai pra você, que não aprende e não comenta nunca:

- Nana, apesar de você ser preguiçosa, eu te amo.
- Tina, porque quero que você saiba que te amo também.

5 comentários:

Unknown disse...

Tobi
simplesmente LINDO seu versinho.. sem palavras..
Beijo, Lila

Cintia disse...

Tobi
o verso ficou ainda mais bonito agora, com as fotos!

Quanto às fotos só tenho uma coisa a dizer:
Deus existe! E ontem, com certeza, você esteve mais perto dele!
Beijo enorme!

Unknown disse...

Amei seus versos.
Me emocionei.
Chorei...de felicidade...
Amo você.
Lindo.

Cintia disse...

Tobi
É interessante perceber que, de certa forma, não é uma viagem apenas pela América Central... é pelo mundo. Através das pessoas que você tem conhecido e com as experiências que vão compartilhando e tantas informações que acabam trocando, é um mundo que se apresenta a cada dia!
Quem bom pra você! :)
Beijo grande!

Unknown disse...

Filho...que experiência rica essa viagem...
Que diversidade de culturas!
E você aí, absorvendo um pouquinho de tudo...sempre aberto à novas amizades, novas culturas...se adaptando à novas situações...
Não tem preço isso, filho...muito mais gratificante aprender assim do que debruçado em livros, né...
Agradeça sempre...
Deus te proteja...
Beijinhos...