quarta-feira, 7 de maio de 2008

07 de Maio - San Marcos la Laguna, Guatemala

Como ontem fui dormir mais cedo, hoje acordei mais cedo e disposto. Já tinha decidido que ia pra San Marcos la Laguna, porque tinha ouvido que era muito bonito e porque no meu guia dizia que era um lugar especial, e realmente é, e vocês vão entender o porquê. Procedimento básico de quando você vai passar o dia em outro lugar, comprei uma água (5), umas frutas (10) e estava pronto.

Os meninos já tinham acordado e ido pro mesmo bar de ontem, eles acordaram por volta das sete, muito cedo pra mim. Desci até o pier e tomei um barco (15) pra San Marcos, o trajeto é de uns vinte minutos porque a vila fica do mesmo lado do lago. Cheguei lá era umas dez da manhã e resolvi dar uma volta pra conhecer o lugar.

Diferente de San Pedro, este lugar é bem menor e muito, mas muito tranquilo. Não existem ruas, só uns caminhos floridos e de pedras onde só pessoas conseguem passar. Fica como em um pequeno morro, então as trilhas levam todas para o alto, em um emaranhado de trilhas e becos. O lugar é apinhado de centros de meditação, casas de massagens, saunas medicinais e muitos estabelecimentos vegetarianos. Pra quem a viagem toda falou sobre energias positivas, este lugar tinha tudo pra ser muito bom, e foi.

Depois de tirar muitas fotos, pois o lugar oferece belas paisagens, como a vila de San Pedro ao pé do vulcão, fui ao restaurante do centro de meditação Las Piramides e de lá não saí mais. O lugar é sim carregado de energia, pelas pessoas, pelo lugar, pela mentalidade, enfim pelo ambiente e tudo que isto te proporciona. Você pode fazer um curso de um mês, ou ter aulas diárias de algumas coisas. No curso de um mês, você aprende de tudo um pouco: yoga, reike, kabalah, metafísica, na verdade, o que você quiser eles tem lá. Pedi um macarrão vegetariano (60), pois esta era a razão de eu ter ido ao lugar, mas depois essa se tornou só a porta de entrada.

De barriga cheia e muitíssimo satisfeito, comecei a averiguar um curso, uma massagem terapêutica, qualquer coisa pra fazer por lá, porque não queria que a oportunidade passasse em branco. Acontece que as coisas são caras, os cursos, as massagens, na verdade nem são caras, mas quando você está fazendo viagens como essa, não se pode gastar em determinadas coisas que vai fazer falta alguma hora. Enfim, escolhi pra mim, uma hora de yoga e depois sauna medicinal (80).

Começava às duas da tarde, antes tomei um chá que ajuda relaxar, no pacote está dizendo que serve pra dor de cabeça, enxaqueca, essas coisas. Pra mim, tinha um gosto muito semelhante a hortelã, acho que até era, mas nunca ouvi que hortelã tem poderes curativos, às vezes só as hortelãs daqui tem. Fui pro Yoga, eu e mais duas meninas, apesar dos movimentos serem suaves, eu cansei bastante e achei ótimo, vou continuar a fazer no Brasil. Depois fomos pra sauna e isto foi incrível, apesar do cheiro forte, faz você suar que é uma maravilha, mas é bem rapido porque em poucos minutos o vapor dissipa. Saí de lá feliz e purificado, e acredito que valeu cada centavo.

Fiquei ali de bobeira lendo um livro de uma biblioteca astral gigante que eles tem lá, aprendi umas coisas a respeito dos chacras e suas cores, poderes. Mas me descobriram, a biblioteca é só pro pessoal do curso, eu não podia ficar lendo os livros, que pena. Saí de lá e encontrei com um pessoal de Israel, ficamos um pouco juntos e fomos dar um mergulho no lago Atitlan, foi bom porque ainda não tinha nadado no lugar. Na hora que saí da água, senti um pouco de frio, não só eu, porque a água é bem gelada, então deitamos todos no pier e ficamos lá lagarteando.

O pessoal resolveu ir embora, eu não queria ainda, queria ficar naquele lugar mais um pouco. Uma das meninas de Israel falou que também ficaria, ela achava que ia dormir por lá, porque tinha gostado do lugar. Ficamos ali no pier, um pouco lendo nossos livros, um pouco conversando, até começar a escurecer, quando ela foi pra uma pousada e eu fui tomar o barco (15) de novo pra San Pedro.

No pier de onde saí o barco tinha um senhor pescando, puxei papo com ele e perguntei se poderia pescar com ele um pouco. Ele, muito gente boa, me deu um anzol, um pedaço de linha e um pedaço de laranja. Laranja? Nunca tinha visto ou ouvido falar de laranja como isca, mas funciona, agora sei que funciona. Fiquei com ele uns vinte minutos, esperando o barco, conversando e pescando. Enquanto ele pegou uns dez peixes, bem pequenos, eu pesquei só um, menor ainda. O barco chegou, me despedi do meu novo amigo, deixei meu peixe com ele e voltei pra San Pedro, até que foi uma boa conversa.

Quando cheguei em San Pedro, encontrei os meninos na pousada, eles me disseram pra me arrumar que haveria uma festa trance no ZooLa, em comemoração à Independência de Israel, isto no calendário deles. Botei um calça e estava pronto.

A festa até que estava boa, os israelitas são gênios da música eletrônica, e estavam tocando muitos sons dos melhores. Mas pelo mesmo motivo de ontem não aproveitei muito, ninguém falava inglês, todos falavam hebraico e eu não entendi nada. Se estivesse com um pessoal de diversas nacionalidades, ou melhor ainda, com meus amigos, teria sido muito melhor. No fim dancei bastante e mesmo não conversando muito, me diverti. Às vezes, as pessoas não precisam falar nada pra se entender, só dançar.

Quando era umas duas da manhã o som acabou, muitas pessoas foram pro seus quartos que ficam ali no lugar mesmo e eu segui pra pousada. Antes paguei minha conta (120), e tentei encontrar os meninos, mas não achei. Quando cheguei na pousada, eles não estavam lá e eu não tinha a chave, então fui pra um barzinho ali perto. Tava rolando uma música e a maior jogatina, que em quinze minutos foi interrompida pela polícia que mandou todo mundo embora. Tem uma lei na Guatemala que depois das duas tudo tem que fechar, ainda bem que não é no Brasil.

Voltei pra pousada e encontrei os meninos, eles abriram a porta e eu fui dormir. Tava cansado do longo dia, que pra mim foi bem proveitoso. Conheci um lugar que me fascinou, experimentei coisas que não tinha feito antes e que provavelmente continuarei fazendo no Brasil. E pra finalizar teve uma festinha que não foi a melhor, mas tambem não foi pior. Mas com certeza este foi um dia com saldo positivo.

Meu beijo de hoje vai pra este lugar e as pessoas que voluntariamente trabalham lá, porque todo o dinheiro é destinado a projetos sociais:

- Las Piramides, parabéns pelo lugar e pelo trabalho.
- Tina, hoje foi um dia de pensar, e pensei muito em você.

3 comentários:

Cintia disse...

É, faltava um dia "zen" assim. Depois de tantas energias recebidas e trocadas, faltava um dia dedicado especialemte para algo como hoje.
Beijo e se cuida!

Unknown disse...

Tobi...
Que delícia esse lugar!!
E pela sua descrição você encontrou Shangri-la na Guatemala...´
Você ainda vai ter oportunidade de assistir um filme muito antigo "Horizonte Perdido", no qual sonhadores e aventureiros procuram e encontram o paraíso perdido nas montanhas do Himalaia,com paisagens maravilhosas "onde o tempo parece deter-se em ambiente de paz e felicidade", Shangri-la, esse é o nome do lugar...
Muita luz!!
Beijos...

Unknown disse...

Que delícia!!!Quantas fotos!!!
Que lugar mágico!!!
Adorei a foto dos seus pés...adorei a foto das pontinhas...dos matinhos...que prato com cara boa!!!Adoro quando você coloca fotos de pratos...e fotos com as pessoas que estão compartilhando com você...
Adorei a foto com o peixinho com um close bem fechado do seu rosto...a barba por fazer...que filtro dos sonhos massa!!
Enfim, as suas fotos transmitem o seu estado de espírito nesse dia...
Adorei!!!
Beijos...