terça-feira, 6 de maio de 2008

06 de Maio - San Pedro la Laguna, Guatemala

Quando acordei hoje pela segunda vez, era por volta das onze, os meninos já não estavam mais lá, mas tinham me deixado um recado dizendo que estariam no ZooLa, um bar israelita. Tinha acordado bem cedo antes só pra ver o amanhecer, mas depois voltamos a dormir. Tomei um banho, pus uma roupa limpa e fui dar um volta pela vila.

Tomei um café da manhã antes, um tipo de pastel (40), e comecei meu trajeto pelo lado esquerdo da vila. Andei por cerca de umas três horas, mas conheci todos os lugares possíveis. Tirei muitas fotos, umas incríveis por sinal sempre com o vulcão ao fundo. Parei um pouco em alguns lugares pra escrever no meu caderno. Fiquei um tempão sem escrever nele, mas hoje escrevi bastante também.

Os lugares que estive vendo são muito bonitos e de difícil descrição. Eu às vezes me sinto bem ou não em um lugar, e este lugar me faz me sentir muito bem. Não só pela vista, do lago e dos vulcões, mas pela simplicidade e humildade dos moradores da vila, que estão sempre dispostos a te ajudar. O fato de a qualquer hora poder olhar pra esquerda e ver um lago sem fim, ou pra direita e ver um vulcão grandioso é uma experiência que nunca tinha vivido e que pra mim tem seus significados. Quando comecei a planejar esta viagem, já sabia deste lugar e ele já tinha me atraído. Estar aqui é viver esta atração e isto me faz feliz, realizado.

Depois do passeio fui encontrar com o pessoal lá no bar ZooLa. Cheguei e tinha uma mesa com umas dez pessoas, naquele estilo, todos sentados no chão ou em almofadas. Eu acho o pessoal legal, mas às vezes estar com eles é meio chato porque todos falam hebraico e eu fico sem entender nada. Até tento puxar assunto em inglês, mas dura cinco, dez minutos e já estão todos falando na língua nativa de novo.

Fiquei ali mais um tempo, sem entender nada e resolvi que ia pra alguma lan (40) pra poder escrever um pouco e ler algumas notícias. Fiquei lá cinco horas, isso provavelmente porque era mais interessante ler as notícias do que ficar ouvindo as pessoas se divertirem e darem risadas o tempo todo e eu sem entender nada. Depois de cinco horas voltei pro mesmo lugar que eles estavam.

Todos na mesma mesa, algumas pessoas já não estavam mais lá, algumas caras novas tinham aparecido e pra minha felicidade tinha um dinamarquês e uma sul-africana. Fiquei ali conversando com eles um bom tempo. Eles também são judeus, mas não falam hebraico, então foi possível conversar.

Pedi um frango recheado (55) porque estava morrendo de fome. A comida demorou um século, mas estava deliciosa, muito bom mesmo, é um prato israelita, mas não lembro o nome. Depois de uma hora o pessoal começou a ir embora. Eu voltei pra pousada com o meninos e fomos dormir bem cedo. Amanhã vou acordar bem cedo pra fazer um passeio por outra vila, me falaram que é linda.

Meu beijo de hoje vai pra este grupo seleto de pessoas que foi por muito tempo minha família:

- Professores do IECJ, porque hoje lembrei de vocês, e ainda tenho um grande carinho por todos.
- Tina, porque também é parte da minha educação.

10 comentários:

viajante disse...

tobias,

Como está o cambio na guatemala?
obrigado.
mario

Tobias Molina disse...

Seu pedido é uma ordem ...

hahahahahah

Mario, só pra te lembrar, que os valores oscilam um pouco, sempre nos bancos encontro as melhores cotacoes. mas sempre na média que eu coloquei.

Até mais e volte sempre.

Cintia disse...

errr, me desculpe a lerdísse... o que é "listo"? Hoje minha cabeça já deu vários nós e parece que não tá funcionando mesmo!
Beijo

Marcelo disse...

E ae Tobias,
Achei teu blog no site de mochileiros. To te acompanhando porque fim de ano é minha vez.. hehehe.. to curtindo teus relatos. Vou pegar várias dicas de tua viagem. Boa sorte ai! Vc viaja até quando?
Marcelo

Tobias Molina disse...

Listo é pronto em espanhol ...

Estas listo para salir?

Si, estoy listo.

É isso.

Beijos.

viajante disse...

Tobias,

Muitíssimo obrigado.

Desculpe, mas lá no site "mochileiros", vc colocou que era um blog familiar, então estou invadindo, e tirando o seu sossego.

Aproveite bem a viagem e, não esqueça de voltar a fazer os relatos diários, pois é uma forma de viajarmos também..
Seus relatos estão ótimos!!!
Mario.

Cândida Molina disse...

Que lugar maravilhoso!!! É de encher os olhos e o coração!!! E de lavar, torcer e enxaguar a alma!!! Bjs e fique com Deus!!!

Unknown disse...

Oi amor!!
Tudo lindo!!
To com muita saudades, não vejo a hora de vc chegar...
Te amo muito!
Fica com Deus...

Unknown disse...

Sei que está tudo bem...que está curtindo...mas vai postar ou não vai??!!!
Queremos ver os relatos diários completos e ilustrados, né?!!
Tem feito um frio danado aqui...e mais interessante do que assistir a um bom filme é ficar viajando no seu blog...afinal o personagem é especial...
Beijos...

Unknown disse...

Legal sua lembrança e carinho pelos seus professores, afinal eles também contribuíram pra você se tornar assim tão interessado em adquirir cada vez mais conhecimentos...
Bachios...